quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O Verdadeiro Pecado de Sodoma e Gomorra

O Verdadeiro Pecado de Sodoma e Gomorra 

A história de Sodoma e Gomorra é sem sombra de dúvidas uma das mais interessantes da Bíblia, traz em seu conteúdo uma mensagem sobremaneira importante para a religião cristã.

O texto nos mostra que a cidade havia se deixado levar pela soberba, avareza, Deus enviou anjos à cidade, ao chegarem lá foram abordados pelos homens - homens aqui aparece no sentido amplo da palavra, ou seja, os anjos foram cercados por todo o povo incluindo, homens, mulheres, crianças, idosos - ao invés de acolherem os visitantes estrangeiros, os habitantes de Sodoma e Gomorra quiseram abusar dos anjos. Todo tipo de abuso, é por si só pecado.

“Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim todo o povo de todo o lado, e chamaram Ló e lhe disseram: onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles”, (Gênesis 18:4-5).

Para interpretar corretamente essa passagem das Escrituras Sagradas precisamos tomar como base a regra da exegese que diz que devemos comparar o texto com outras referências em que o mesmo aparece. Vejamos o exemplo descrito em Ezequiel:

 “Eis que essa foi à iniqüidade de Sodoma, fartura de pão e próspera ociosidade teve elas e suas filhas, mas nunca amparou o pobre e o necessitado”, (16 :49).
 
De acordo com Ezequiel 16: 49 podemos concluir que o verdadeiro pecado de Sodoma e Gomorra foi à falta de hospitalidade para com o próximo.

O próprio Jesus, conhecendo o contexto da história de Sodoma e Gomorra que era o de ter pecado por falta de hospitalidade para com o estrangeiro, ao enviar os seus obreiros para anunciarem a mensagem do Reino de Deus, sabiamente usou o exemplo de Sodoma e Gomorra como vemos no livro de Mateus:

“Ao entrares na casa, saudai-a. Se, porém, não o for, tornem para vós outros a vossa paz. Se alguém não voz receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sair daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no dia do juízo, do que para aquela cidade”, (10:13-15).

Muita gente tem interpretado de forma equivocada a história de Sodoma e Gomorra. A correta interpretação do texto traz para o cristianismo uma verdade inquestionável: os que rejeitam ou excluem qualquer ser humano, por cor, classe social, sexo, idade, orientação sexual, por serem estes diferentes ou provenientes de algum grupo social distinto e aqueles que abusam de outra pessoa, verbalmente ou fisicamente, estarão cometendo o pecado e certamente sofrerão juízo divino.

Sobre o autor:
[ Bruno Lima ]   
Formado em Ciências Sociais e Teologia, fez mestrado e Doutorado em Ciências Sociais da Religião. Pastor da CCNE-Nordeste, conferencista e palestrante.

Fonte: gostodeler.com.br


A Bíblia registra um evento catastrófico que teve lugar durante a vida de Abraão, o primeiro hebreu, as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas. Cerca de 4000 anos atrás, três visitantes veio a tenda de Abraão e um deles acabou por ser o Anjo do Senhor, que é revelado nas Escrituras como uma manifestação de Deus. O Senhor advertiu a Abraão que ele estava prestes a destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, e embora Abraão intercedeu por eles foi em vão. Deus determinou que sua maldade havia chegado ao céu e seriam destruídos, embora Abrahams sobrinho Lot e sua família seriam poupados. Céu choveu fogo e enxofre sobre as cidades e eles desapareceram da história (Gênesis 18-19). Nós sabemos que eles existiram, porque a Bíblia registra o evento, e Jesus confirmou que as cidades de Sodoma e Gomorra realmente existiu.

A localização de Sodoma e Gomorra
A localização exata das antigas cidades de Sodoma e Gomorra permanece um mistério. Muitos estudiosos têm especulado sobre determinadas áreas nas imediações da região do Mar Morto. Uma especulação que tem sido sugerido é que, desde há cinco principais cidades da planície, e não passa a ser cinco córregos que alimentam a parte sul do mar Morto, então é possível que cada cidade foi construída em cima de um dos córregos. Outra teoria popular especula que Sodoma e Gomorra foram localizados na porção sul do Mar Morto, e que, quando a destruição aconteceu nas cidades afundaram e foram enterrados pelo mar. O fato de que a Bíblia menciona as cidades sendo destruídas pelo fogo e enxofre (enxofre ) do céu é muito interessante, porque toda a área ao redor da porção sul do Mar Morto é montado com asfalto e enxofre. Até as pedras nesta área são mais propensas a queima. Um fato interessante é que os gregos chamavam de Mar Morto "asfaltites Lake" por causa de todo o asfalto. A Bíblia registra que quando Abraão se levantou, olhou e viu a destruição de Sodoma e Gomorra como a "fumaça de uma fornalha", pois ele estava em Manre ele teria tido uma visão clara da porção sul do Mar Morto. ( Ver Mapa )

Tipo de Catástrofe

Há muitas teorias sobre o que tipo de catástrofe destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra. Alguns dizem que foi uma erupção de vulcão, outros dizem que foi um grande terremoto, e outros ainda acreditam que foi uma chuva de meteoros do céu. Embora tenha havido muitos eventos catastróficos  em nosso planeta ao longo da história, não há realmente nenhuma maneira de saber o que aconteceu. Nós sabemos que foi um milagre do céu, um evento sobrenatural que causou a destruição das duas cidades. Uma teoria de que não foi mencionada e é muito interessante, é que tenha sido possível que durante o tempo de Abrahão o nível do Mar Morto era muito mais baixo do que é hoje em dia. A porção mais baixa sendo os dois terços do norte era realmente o mar todo, e a parte sul era uma planície verdejante onde os cinco cidades estavam localizados, e até, possivelmente, o "vale de Sidim" mencionado em Gênesis 14:3. quando o fogo e enxofre choveram do céu também fez as águas do Mar Morto para inundar a parte sul. Isso explicaria por que Lot e suas filhas fugiram para terrenos mais elevados. No entanto, aconteceu Jesus confirmou a historicidade do evento, mas os detalhes continuam a ser um mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas