sábado, 30 de outubro de 2010

Estátua gigante de Jesus Cristo divide a Polônia

Uma estátua gigante de Jesus Cristo que está sendo construída na cidade polaca de Swiebodzin está dividindo a sociedade polaca e mesmo entre católicos as opiniões não são consensuais.

Os habitantes reivindicam para wiebodzin o título de 'estátua de Jesus Cristo mais alta do mundo', pois garantem que irá ultrapassar a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

Os que apoiam do projeto liderado por um padre local, Sylester Zawadzki, esperam que a estátua venha a atrair peregrinos, turismo e a tornar a sua cidade numa segunda Czestochowa, local de peregrinção para os católicos polacos por ser o lugar lendário, santuário da Virgem Negra.
"A estátua terá uma 58m total, elevada a partir da base e 24m de largura nos braços", acrescentou Jan Zawadzki, chefe do projeto e irmão do padre. O pastor Católica Romana surgiu com a idéia de construir uma estátua do Cristo maior do que qualquer outro no mundo há cinco anos atrás. Ele comprou um terreno de 1,6 hectares para o projecto de uma agência de terras do Estado e patrocinadores adquiridos, com o objetivo de cumprir sua ambição .
"Minha primeira vocação era ser padre. Minha segunda foi a de construir a estátua, o padre disse à AFP.

Porém, nem todos estão orgulhosos e esperançosos, muitas pessoas, inclusive católicos praticantes, defendem que deveria ser abandonada.

A preocupação que existe em relação à estátua tem vindo a aumentar ao longo do tempo e, quando uma pedra caiu, ferindo um trabalhador, precisamente no momento em que se colocava a cabeça, vozes se levantaram desde logo a afirmar tratar-se de um sinal do descontentamento de Deus.

Engenheiros e especialistas garantem que as fundações da estátua não são seguras, porque não estão enterradas fundo o suficiente, e asseguram que dentro de 20 anos no máximo se desmoronará.

De acordo com a edição online do The Guardian, o padre que está por detrás da obra é acusado de pagar salários baixos aos trabalhadores incentivando-os a trabalhar por devoção.

SOL e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas