segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O problema com o Inferno

Inferno cria um conflito entre a justiça e o amor.
Quando eu tinha 26 anos, eu descobri que eu estava indo para o inferno. Jovem, impressionável, e sem uma fé forte, eu ouvi atentamente como o pastor de uma igreja que eu estava visitando descrevia em detalhe visual o tortuoso fogo inextinguível que queimaria os corpos humanos para todo o sempre. Ele falou de vermes devorando carne em decomposição, a escuridão total, sem a presença de Deus, eo pior de tudo, não haveria liberação dos horrores por toda a eternidade. Eu certamente não queria ser um daqueles muitos infelizes sentiriam as chamas lambendo os pés logo após deixar a vida neste mundo. Então eu peguei o seguro de incêndio adequado e pedi a Jesus para me salvar dos meus pecados e, portanto, do tormento eterno no inferno. Ufa! Isso foi há 25 anos, e o inferno ainda é um tema quente.

O inferno me assombra no fundo, onde eu tenho medo de andar e não consigo admitir a incerteza para que ondas de dúvida perturbam o meu mundo seguro pouco de fé, para que alguém descobrir e acho-me menos cristã e mais herege. Eu não tenho nenhuma intenção de acabar com o inferno. Eu não posso - alguns versículos da Bíblia não me permite fazer isso. Portanto, estou muito preocupado com fidelidade às escrituras cristãs, mas estou ainda mais preocupado se manter fiel ao Deus de amor, que ama o pior dos piores inimigos do mundo, incluindo, ainda, os Hitlers, o Idi Amin, eo Osama bin Ladens do mundo. Nossa visão tradicional do inferno como um lugar de castigo eterno, onde habitam os incrédulos em imorredoura chamas contradizem a imagem de Deus como compassivo, clemente e compassivo. Nosso foco tradicional sobre o inferno como uma ferramenta evangelística não comunica verdadeiramente o coração do evangelho. Se recebermos Jesus como Salvador, simplesmente porque queremos evitar o inferno, nós perdemos o ponto inteiro.

Estou também muito perturbado pelo comportamento daqueles que afirmam que o parentesco com Deus através de Jesus, que por séculos têm instigado e participou de horrenda violência em nome de Deus. Para conter a onda de violência religiosa no mundo, temos de oferecer uma imagem de Deus alternativa que mais se assemelha à vida e ensinamentos de Jesus de Nazaré. Se não ouvir o chamado do reino, se esquecermos o sentido da vida e morte de Jesus, então vamos continuar a viver como se Jesus nunca morreu. Vamos continuar a resolver o problema da violência com violência, inclusive a nossa compra sobre a violência do inferno.

Então, eu escrevi um livro que repensa as questões relacionadas com as noções tradicionais de inferno como um lugar de castigo eterno em favor de uma visão mais consistente com a de um Deus amoroso. O que segue são as minhas razões para querer arrasar o inferno:

O inferno não vinga o mal ou revela o poder de Deus. Ele faz exatamente o oposto! Ao agarrar-se à doutrina do inferno eterno, que, no essencial, mantém  a crença de que no fim a vontade de Deus é para salvar todo o povocoloca o poder ea bondade de Deus em dúvida.

Inferno anuncia desespero eterno. Sofrimento no inferno por toda a eternidade significa que queima as almas para sempre vão existir, sem qualquer esperança de redenção. Isso nos leva à crença de que Deus retire o amor incondicional, uma vez o corpo de uma pessoa morre. Em outras palavras, o amor de Deus por nós está ligado ao corpo físico e o reino temporal, e de graça para os incrédulos desaparece após a vida física está desaparecido.

O inferno continua mal na existência eterna. A Bíblia nos diz que, no final, Deus vai abolir o mal. No entanto, em algum lugar na vastidão universal do reino de Deus é perfeita paz, o mal ainda sobrevive nas pessoas que habitam o inferno - o mal "vive" na eternidade.

Inferno cria um conflito entre a justiça e o amor. Nós involuntariamente evocamos um pai cruel que exige que os pecadores passem a eternidade nas chamas do inferno, encontrando uma forma de tortura infinita e agradável para alcançar a justiça - que está muito longe do Deus que ama com um amor eterno. Nós desenvolvemos uma imagem de um Deus que promove a punição eterna como positiva, como parte integrante do amor divino e da justiça. Tentamos aliviar essas tensões, apelando para o amor e a misericórdia de Deus, por um lado, e à justiça e ira de Deus sobre o outro. Essa visão do amor de Deus, a misericórdia, justiça e ira leva à conclusão de que o amor é para punir eternamente e, portanto, para punir eternamente é justo.

Inferno atribui violência eterno de Deus: as teorias tradicionais do inferno, não só manter o mal na existência eterna, mas também manter o ciclo de violência em movimento por toda a eternidade como almas infelizes sofrem a ferocidade da tortura eterna, porque Deus exige.

Inferno executa o castigo eterno pelo pecado temporal: O pecado cometido durante um curto período, numa vida temporária merecem uma eternidade de castigo? Mesmo em nossa própria sociedade, nós nos esforçamos para fazer a punição adequada ao crime.

Eu me pergunto quantos outros pastores batem nos púlpitos em todo o mundo e têm seus paroquianos correndo assustados fora de seu juízo e para o reino de Deus, fazendo um seguro de incêndio, como precaução contra a ameaça do inferno. "Quem se importa?" você poderia dizer. "Contanto que a sua política de compra no tempo, quem se importa porque comprar?" Deus pode. Deus pode desejar para nos salvar das chamas, a fim de passar a eternidade em comunhão de amor, não por assustar-nos a morte, mas, atraindo-nos com compaixão divina, convida-nos suavemente com uma mão solidária, perdão, reconciliação, e nos chama a fazer o mesmo.

Autora: Sharon L. Baker, Ph.D. Autor: 'Razing Hell', Professora Associado de Teologia e Religião, Faculdade Messiah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas