sábado, 25 de setembro de 2010

Deus, Satã e Anjos

1. A revelação sobre os anjos

Gênesis 1:1-2 diz: "No princípio criou Deus os céus ea terra;. E a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo de São Paulo. E o Espírito de Deus pairava sobre a face as águas ". Esse é o relato da criação estamos todos familiarizados. No entanto, essa não foi a primeira criação. Em outra parte a Escritura nos diz que, naquela época, já havia criado os seres existentes.

um Jó 38:4)-7 - Deus retoricamente perguntou a Jó: "Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra entendimento? Declare, se tu" (v. 4). Isso é uma óbvia referência à criação do Gênesis. O Senhor continuou: "Quem lhe pôs as medidas dele, se tu sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel Diante disso? São seus fundamentos fixados, ou quem assentou a sua pedra angular, quando as estrelas da manhã cantaram juntas, e todos os filhos de Deus rejubilavam? "

"As estrelas da manhã" e "filhos de Deus" já existia antes da criação do universo. Como "estrela da manhã" é aqui utilizado com synonomously Heb. Bene Elohim ", numa clara referência a] anjos" dos filhos de Deus ["(Jó 1:6, 2:1), supomos que também se refere aos anjos. Obviamente não é uma referência às estrelas literal, pois o universo não tinha sido criado ainda. Nós não sabemos quando os anjos foram criados, mas é seguro concluir que eles já existiam antes do universo foi feito.

b) Colossenses 1:16 - Paulo disse de Cristo ", nele foram criadas todas as coisas que estão no céu, e que estão na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades- -Todas as coisas foram criadas por ele e para ele. " As palavras gregas traduzidas como "tronos", "domínios", "principados" e "poderes" são títulos de anjos e manifestar a sua classificação. O verbo grego traduzido como "criados" está no aoristo o que implica que todos os anjos foram criados ao mesmo tempo por um ato direto de Deus no passado.

2. A responsabilidade dos anjos

Os anjos foram criados para servir e glorificar a Deus. Apocalipse 4 mostra os anjos glorificando a Deus em seu louvor. Hebreus 1:14 chama de "espíritos ministradores". Os anjos servem aos propósitos de Deus através da realização de suas ordens e oferecendo-lhe elogios.

3. A rebelião dos anjos de Satanás

Em algum ponto entre sua criação e Gênesis 3, algo que aconteceu com alguns dos anjos. Um é visto como uma serpente do mal no Jardim do Éden (Gênesis 3:1). Uma tragédia havia ocorrido: um grande grupo de anjos se rebelaram contra seu Criador (Ap. 12:9).

a) A incompreensibilidade da rebelião

Uma das questões mais difíceis em toda a teologia é o problema da teodicéia, que é a defesa da bondade de Deus, em vista da existência do mal. Onde começou o pecado veio? Aparentemente originou-se com os anjos, uma vez que pecou primeiro. Isso é tudo o que podemos deduzir a partir das evidências bíblicas. Por suas próprias razões, Deus não escolheu para revelar tudo para nós (Dt 29:29).

Por que os anjos querem se rebelar contra um Deus santo absolutamente? Eles são seres inteligentes, que deve ter reconhecido que teve uma existência gloriosa. Eles tiveram a capacidade de comunicar com Deus. Sua estrutura emocional é visto em seu louvor a Deus. Eram criaturas responsável. Eles não eram os robôs, eles tinham vontade, como evidenciado por sua escolha de se rebelar. Nós não sabemos porque fizeram isso ou como. Não sabemos como essa tentação se manifestou em sua mente de Lúcifer (Ezequiel 28:15), mas sabemos que está presente condição pecaminosa da humanidade que é um produto do que a rebeldia.

b) O líder da rebelião

Em Mateus 25:41, nosso Senhor se refere a "o diabo e seus anjos." Satanás levou um grupo de anjos em rebelião contra Deus. Como muitos anjos seguiram-no? Apocalipse 12:3 se refere a Satanás como o grande dragão vermelho. Versículo 4 diz: "A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra." Desde "estrelas" em Jó 38:7, refere-se a anjos, Apocalipse 12:4, aparentemente, significa que um terço dos anjos rebelaram com Satanás.

Lição

I. SATANÁS - É Ele?

Algumas pessoas zombam da existência do diabo, assumindo que ele nada mais é que um personagem do mal inventado para assustar as crianças no Halloween. Existe alguma evidência que suporta a existência de um diabo - um pessoal ativo, sendo que se opõe ao plano de Deus?

A. A prova Filosófico

1. A dicotomia

De uma perspectiva filosófica, podemos concluir que deve haver um adversário, porque harmonia absoluta não existe no mundo. Sabemos que Deus era poderoso o suficiente para criar um mundo perfeito. No entanto, existe uma dicotomia intrigante de alegria e tristeza, da sabedoria e da estupidez, da realização e fracasso, da bondade e da crueldade, da vida e da morte. Algo ou alguém mal tem, obviamente, mexeu com perfeição.

2. A negação

Essa oposição a Deus, existe evidência de algum outro ser pessoal ativamente engajados na tentativa de abafar os planos de Deus. É lógico supor que Deus iria criar bons e crie o seu oposto - o mal - a lutar contra seus esforços? Não. Isso é como perguntar: "Pode Deus fazer uma pedra tão grande que Ele não pode levantá-la?" Em O Rei da Terra Erich Sauer cita o Dr. von Gerdteil como dizendo, "Por um lado, ele [o universo] mostra muita inteligência também, sabedoria e felicidade para justificar a negação de Deus, por outro lado, ele mostra muita falta também de e malignidade da inteligência e da infelicidade de fazer a crença em Deus . provável Dá a impressão de um magnífico templo em ruínas em que as suas inscrições expressando profunda verdade foram maliciosamente e habilmente caricaturado por alguma pessoa desconhecida "([Grand Rapids: Eerdmans, 1962], p. 61).

3. A defesa

Sauer mesmo disse: "A existência do sofrimento e do mal em todo o mundo, prova a existência de um transcendente, real, hostil, força dinâmica, não querida por Deus" (p. 62). Deus não criaria algo perfeito e então se levante em oposição a ela. Sauer disse então: "O fato é que o demônio é um ser espiritual ... cuja existência não pode de forma alguma ser agredida por filosofia, ciências naturais. Uma vez que é apenas no nosso mundo e em nosso universo que nos rodeia imediatamente que observamos desarmonia , morte e destruição, até mesmo uma contemplação puramente especulativa da natureza centra-se em nós a conclusão de que este mundo e, presumivelmente, o sistema solar ligado a ele, são o domínio do mundo régua e potentado "(p. 63). Obviamente existe um ser que luta contra os propósitos de Deus.

B. A Prova Bíblica

1. O reconhecimento de Satanás

a) Em Jesus

Cristo, obviamente, acredita que o diabo existe.

(1) Mateus 4:01-4 - Em seguida, foi Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser testado pelo demônio. "E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, teve fome o. E quando tentador aproximou-se dele, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães. Mas ele, respondendo, disse: Está escrito, o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus ". Nosso Senhor estava convencido da realidade de Satanás. Durante todo o Seu ministério, Ele rebateu as obras de Satanás.

(2) João 12:31 - Jesus disse: "Agora é o julgamento deste mundo, agora o príncipe deste mundo [Satanás] ser expulso." O Senhor estava em conflito com Satanás, e logo o triunfo sobre ele na cruz. Cristo sabia que Ele estava em conflito com um adversário real, porque Ele o criou (Colossenses 1:16).

(3) João 14:30 - Jesus disse aos discípulos: "A partir de agora não falarei muito convosco, porque o príncipe deste mundo".

(4) João 16:11 - Jesus disse: "O príncipe deste mundo está julgado."

(5) João 8:44 - Jesus disse aos líderes religiosos: "Vós tendes por pai ao diabo."

b) Por Paulo

Efésios 2:02 diz que todos os descrentes são guiados pelo "príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência".

c) Por John

Primeira João 3:8 diz: "Aquele que comete pecado é do diabo, o diabo peca desde o princípio. Porque para isso o Filho de Deus se manifestou, para que pudesse destruir as obras do diabo. O" Crer em Cristo, mas não no diabo faz uma paródia a partir do que Cristo fez e disse. Entendendo o conflito é fundamental para a compreensão do Novo Testamento. Primeira João 5:19 diz: "O mundo inteiro jaz no poder do maligno" (ARA).

d) Por James

Tiago 4:7 diz: "resisti ao diabo, e ele fugirá de vós".

e) Por Peter

Primeira Pedro 5:8 diz: "Vosso adversário, o diabo, anda como um leão que ruge sobre, buscando a quem possa tragar."

Os escritores do Novo Testamento claramente entendido que o propósito de Deus era enviar Cristo para derrotar o diabo.

2. A atividade de Satanás

a) Ele tentou Eva (Gn 3.1-6).

b) Ele tentou a Cristo (Mt 4:1-11).

c) Ele perverte a Palavra de Deus (Gn 3:1; Matt). 04:06.

d) Ele se opõe a obra de Deus (Zc 3:1).

e) Ele impede servos de Deus (1 Tes. 2:18).

f) Ele impede o evangelho (Mt 13:19, 38-39; Cor 2. 4:4).

g) Ele enreda os ímpios (1 Tm;. 2 Tm 3:07). 02:26.

h) Ele engana as nações (1 Reis 22:6-7, 19-23; Rev. 16:14; 20:7-8).

i) se disfarça de anjo de luz (2 Coríntios. 11:03, 14).

j) Ele sustentou com o anjo Miguel (Judas 9).

k) Ele promoveu a queda da raça humana (Gênesis 3:13-24).

l) Ele procura devorar (1 Pd. 5:8).

m) Ele acusa o povo de Deus (Jó 1:6-12, 2:1-6, Apocalipse 12:10).

n) Uma vez ele tinha o poder da morte (Hebreus 2:14).

o) O mundo inteiro está em seu poder (1 João 5:19).

Um Jardim Guardado

De acordo com Gênesis 2:15, Deus disse a Adão foi colocado "no jardim do Éden para o cultivar e guardar." A palavra hebraica traduzida como "guardar" significa "guarda". Por implicação existia um perigo potencial que Adam necessário estar em guarda. Em Gênesis 3, o adversário se revelou. Assim, o início de dicas Escritura do conflito para vir.

C. A evidência experimental

O diabo tem se manifestado de várias formas em nosso mundo de hoje. Alguns são tão obviamente a certeza de sua existência que eles abertamente e abertamente adorá-lo. Também há relatos de curas e estranhas maravilhas associadas com pessoas ímpias ou atividades que só pode ser atribuída à atividade satânica (cf. Êx;. 7:11-12 2 Tm 3:08).. Eles também dão provas de sua existência.

II. SATAN - Quem é ele?

A. Ele é uma Pessoa

Já vimos que Satanás é um anjo caído. Como um anjo, ele possui uma personalidade. Anjos também têm nomes próprios. Eles têm todas as propriedades de uma pessoa: a mente, emoção e vontade. O seu louvor a Deus é uma expressão emocional. Eles vão defender a Deus e demônios lutam.

1. Seus traços

a) A capacidade de planejar

Os animais não fazer planos, as pessoas fazem. O Novo Testamento freqüentemente descreve as tentativas de Satanás para enganar as pessoas e levá-los extraviados. Em 2 Coríntios 11:3, Paulo diz: "Eu receio de que, por qualquer meio, como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim que sua mente deve estar corrompido da simplicidade que há em Cristo".

b) A capacidade de comunicar

Satan teve uma conversa com Jesus no deserto (Mateus 4:1-11) e com Eva no Jardim do Éden (Gênesis 3:1-6).

c) A possibilidade de que algo

Satanás tem certos desejos e vontades para realizar esses objectivos. Por exemplo, ele levou Jesus ao topo de uma montanha e ofereceu-lhe todos os reinos do mundo se Ele fizesse o que ele disse (Mateus 4:8-9).

2. Sua prestação de contas

Satanás é realizada pessoalmente responsáveis por Deus por suas ações. - Os animais não são responsáveis não têm padrão bíblico para o comportamento moral de comportamento. Mas Deus estabeleceu padrões bíblicos para o homem. Que Deus disse que iria julgar Satanás (Gênesis 3:15, Rm 16:20). Insinua que ele violou conscientemente as normas de Deus. Assim, ele é realizado pessoalmente responsáveis por suas violações.

3. Seus nomes

Satanás é designado, não apenas por pronomes pessoais, como você e ele (Ez 28; Cor 2. 11:14-15), mas também por nomes próprios e títulos descritivos.

a) O querubim ungido (Ez 28:14)

Esse título designa Satã como um dos anjos escalão mais alto antes de sua queda.

b) O príncipe deste mundo (Jo 16:11)

Satanás governa um sistema mundial de anjos do mal e as pessoas acreditaram.

c) O príncipe das potestades do ar (Ef 2:2)

Isso significa que ele tem domínio no reino atmosférica.

d) O deus deste século (2 Coríntios. 4:4)

Satanás é o deus deste sistema mundial atual. Ele propaga as falsas religiões, o humanismo, do materialismo e preocupação com o sexo.

e) Belzebu, chefe dos demônios (Lc 11:15)

Belzebu é um título pejorativo que significa "senhor das moscas" que o povo judeu atribuída a um deus filisteu. Ele chegou a ser sinônimo de Satanás.

Todos esses títulos se referem a pessoal do governo de Satanás, autoridade e poder. Ele é uma pessoa que cria e dirige um plano.

B. Ele é um Espírito

1. Sua composição imaterial

Os anjos são espíritos - são seres imateriais. Os anjos são chamados de "espíritos ministradores" (Hb 1:14). Demônios são chamados de "espíritos malignos" (Lucas 08:02) e "espíritos imundos" (Lucas 4:36).

2. Sua limitação espacial

Satanás não é onipresente como Deus. O livro de Daniel dá provas de que quando os anjos ou demônios estão em um local que deve percorrer para chegar em outro lugar (por exemplo, 09:21, 10:12-14, 20-21). Quando os nossos demônios elenco Senhor do demoníaco perto Gerasa, mandou-os para uma manada de porcos (Lucas 8:33). Demônios e anjos não podem estar em todo lugar ao mesmo tempo. Satanás tem as mesmas limitações.

3. Sua manifestação visual

Satanás tem a capacidade de se materializar em forma humana. Assim como os anjos. Quando dois anjos entraram Sodoma para resgatar Ló, estavam sob a forma de homens (Gn 19:1). Eles podem ter sido excepcionalmente belo, pois quando a população homossexual viram, tentaram abusar sexualmente deles (v. 5). É por isso que Deus destruiu a cidade.

Antes disso, os demônios aparentemente materializado e coabitados com as mulheres, criando um homem-raça demoníaca (Gn 6.1-7; Judas 6). Por conseguinte, uma razão para o dilúvio era destruir a raça perversa, eliminando assim a possibilidade de impedir o seu plano redentor de Deus.

4. Seu status de imortal

Os anjos são imortais - eles nunca morrem. Eles vivem para sempre, desde o momento da sua criação. Assim, Satanás é imortal. Após a morte, os seres humanos viverão para sempre, assim, seja com Deus ou sem ele.

C. Ele é um anjo caído

A Bíblia registra a existência de diferentes classes de anjos. O escalão mais alto Deus criou os anjos são querubins. Eles possuem uma beleza indescritível e energia além do que a mente humana pode conceber. É seu dever de proteger a santidade de Deus. Eles aparecem sempre em torno da presença de Deus (Êxodo 25:18-22;. Ez 01:04 - 28; Rev. 4:6-8). Às vezes eles são vistos proclamar a graça de Deus.

Os nomes bíblicos três dos querubins: Gabriel, cuja tarefa específica é a de revelar e interpretar o propósito de Deus e do programa para o seu reino; Michael, que é visto como o general do exército angélico eo campeão de Israel, e Lúcifer, o mais glorioso criatura de Deus já fez. Lúcifer (Heb. Helel) significa "filho da alva", "um brilhante" e "estrela da manhã".

1. ascensão e queda de Satanás (Ez 28)

Como um profeta de Deus, Ezequiel deu mensagem de julgamento. Um tal julgamento caiu sobre o rei de Tiro. Ele era mau, impiedoso e cruel. O pronunciamento do juízo culmina na vontade de Deus, dizendo: "Dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou um deus? Mas tu serás um homem, e não Deus, na mão do que te traspassa. Tu morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor Deus "(Ez 28:9-10). O rei de Tiro estava afirmando ser Deus, e essa é a mais grosseira manifestação de orgulho.

No entanto início no versículo 11, Ezequiel vai além do rei de Tiro, para a fonte de seu mal, o próprio Satanás. Isso não é um padrão incomum nas Escrituras. Muitas vezes os salmos messiânicos presentes David falando de si mesmo, mas subjacente que é uma referência ao Messias. Em uma ocasião, nosso Senhor disse a Pedro: "Arreda, Satanás" (Mt 16:23). Jesus dirigiu a Pedro fisicamente, mas na realidade ele estava conversando com a fonte que inspirou o mal observação de Pedro. O mesmo é verdade em Ezequiel 28. Deus nos leva por trás da cena, então vemos que causou o rei de Tiro, a se comportar como ele fez.

a) Sua beleza

No versículo 12 Deus diz a Ezequiel: "Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em beleza. Tu" Este rei sobrenatural foi a soma de toda a criação de Deus. Ele era "cheio de sabedoria e perfeito em beleza." Se você quisesse saber o que Deus acha que é bonito, você teria que contemplar este anjo especial em sua essência original.

b) Sua preexistência

O versículo 13 diz: "Tu tens sido no Éden, jardim de Deus." Obviamente, o rei de Tiro, nunca tinha estado lá, mas Satanás (Gn 3:1; Ap 12:9). É provável que esse paraíso particular não é uma alusão ao Jardim do Éden na Terra, mas para o paraíso ou no Éden do céu, na presença de Deus.

c) O seu talento

Então, Deus descreveu-o: "Cada pedra preciosa era a tua cobertura, o sárdio, topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, a esmeralda, e do carbúnculo, e ouro, obra de teus tamborins e de flautas teu foi preparada em ti no dia em que foste criado "(v. 13). Além de ser adornada por uma infinidade de jóias brilhantes, ele é visto como o músico supremo no céu. Isso lhe dará uma idéia de como Deus valoriza música - Ele adora isso!

d) a sua posição

O versículo 14 diz: "Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci-lo; foste sobre o monte santo de Deus, tu andaste cima e para baixo no meio das pedras de fogo". Satanás originalmente pode ter ocupado um lugar de honra sobre o trono de Deus. "Pedras de fogo" se refere talvez ao Shekinah ardente de Deus.

e) Seu pecado

Mas, infelizmente, essa criatura gloriosa caiu: "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti pecado. Pela tua multidão de mercadorias encheram o teu interior de violência, e tu tens e, portanto, te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras de fogo .... que profanaste os teus santuários pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio "(vv. 15-16, 18). Satanás propagado o seu pecado e levou um terço dos anjos com ele (Apocalipse 12:4, 9).

Deus concluiu: "Portanto, eu vou trazer um incêndio a partir do meio de ti, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te vêem" (v. 18).

2. orgulho de Satanás e punição (Isaías 14)

Isaías 14:12 diz: "Como caíste do céu, Lúcifer, filho da alva!" Você pode quase senso de piedade de Deus sobre a grande queda de Lúcifer sofrido. Como pode uma coisa destas ter acontecido? Os versos a seguir deixam claro que o orgulho foi a queda de Lúcifer.

a) A expressão do seu orgulho

(1) "Eu subirei ao céu" (v. 13 a) - Uma vez que Lúcifer já tinham acesso a Deus como o querubim de liderança, ele não estava simplesmente dizendo, "Eu vou visitar a Deus." Havia apenas um lugar que ele poderia subir - ele estava planejando assumir o trono de Deus.

(2) "Eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus" (v. 13 b) - Ele tinha a intenção de usurpar a autoridade de Deus sobre os anjos e assumir como o governante do céu.

(3) "Eu também irei sentar no monte da] congregação [assembly" (v. 13 c) - De acordo com Isaías 2:2 e Salmo 48:1-2, a montagem do conjunto é o centro da vontade de Deus reino regra. Satanás foi com o objetivo de tomar o lugar do Messias.

(4) "Subirei acima das alturas das nuvens" (v. 14 a) - A maioria dos analistas acha que se refere à glória de Deus, não para as nuvens no céu. Satanás queria subir acima da glória de Deus.

(5) "Eu vou ser como o Altíssimo [Heb.?]" (V. 14 b) -? É o título de Deus como Criador dos céus e da terra. Satanás queria aproveitar a posse do céu e da terra.

Que manifestações inacreditável do egoísmo e do orgulho! Jesus disse: "Eu via Satanás, como raio, cair do céu" (Lucas 10:18). Quando ele caiu, caiu rapidamente. Sua beleza foi imediatamente corrompido. Cada ser angelical que o seguiam com ele estava condenado ao inferno para sempre - a um inferno criado especificamente para o diabo e seus demônios (Mt 25:41).

b) A execução de sua pena

Isaías 14:15-17 diz: "Tu serás levado ao inferno, para os lados da cova. Os que te virem estreita olhar para ti, e considero-te, dizendo: É este o homem que fez a terra tremer , que fez tremer reinos, que fez o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades, que não abria a casa de seus prisioneiros? " Satanás não é apenas condenado à cova, mas também será desprezado. Sua fraqueza será óbvio para todos que contemplá-lo.

"Ele será levado à cova" serão preenchidas de acordo com Apocalipse 20:03. No final da Grande Tribulação, Satanás será lançado no poço durante o período do reino milenar. Depois de ser solto por um curto período de tempo, ele finalmente será lançado no lago de fogo para sempre (Apocalipse 20:10).

Por que Deus permitiu a rebelião de Satanás para continuar?

Quando Satanás caiu, a humanidade ainda não tinha caído. No entanto, não sabemos quando a sua queda ocorreu ou se o mundo foi criado até agora. Deus poderia ter destruído Satanás e seus demônios e imediatamente encerrou a rebelião, ou Ele poderia ter fim à rebelião, até um outro ocorrido. Mas Deus escolheu para fazer outra coisa.

Ele deu os rebeldes plena oportunidade de explorar todas as vias do seu poder de seus limites - a partir do momento de Gênesis 3:01 até o estabelecimento do reino de Deus. Por que Deus decidir permitir isso? A Bíblia não diz, mas acredito que ele teve pelo menos uma boa razão: para que a rebelião de seu curso como uma ilustração de toda a criação que nada pode destronar Deus. Quando a rebelião de Satanás é finalmente colocado para descansar, ninguém nunca vai saber se é a autoridade de Deus pode ser usurpado. Talvez seja essa a base do magnífico celeste louvor que lemos em Apocalipse 4:1; 05:11. Enquanto a rebelião continua, nosso santo Deus mostra seu ódio ao pecado. Mas, porque Ele é um Deus amoroso, Ele redime aqueles que não querem fazer parte da rebelião.

Conclusão

A. A realidade da batalha espiritual

O conflito continua em todos os níveis do universo. É ativo no trono de Deus, porque Satanás tem acesso a Deus (Jó 1:6-12; Apocalipse 12:10). Demonic e exércitos angelicais fazer a batalha (Dn 10:10-13; Ap 12:7-9). E é claro que há também uma guerra a nível humano. Jesus disse aos fariseus ímpios, "Vós tendes por pai ao diabo" (João 8:44). Os filhos de Deus e os filhos de Satanás lutar uns contra os outros (2 Tm. 3:12-13). Eu me pergunto quantos cristãos sabem que o universo inteiro é um campo de batalha e que eles estão no meio dela. Satanás está disputando as almas dos homens e mulheres, e assim é Deus. Temos que estar em Deus, a equipe disputa com Ele e estão equipados com Sua armadura (Efésios 6:10 - 17).

Existe um demônio? É melhor acreditar que existe! Quem é ele? Ele é uma pessoa, um espírito e um anjo caído. Ele é um agressor ativo em uma guerra contra Deus e Seus propósitos no mundo.

B. A resposta à chamada de Cristo

Cada pessoa no mundo ou é um filho de Deus ou um filho de Satanás. Jesus disse: "Aquele que não está comigo está contra mim" (Mt 12:30). Se você deseja alinhar-se com uma criatura caída, que é condenado, a escolha é sua. Jesus disse: "Não quereis vir a mim para terdes vida" (João 5:40). Você pode estar do lado de Deus apenas por vir a Cristo.

Se você é um cristão, eu confio neste estudo deu-lhe um novo impulso para a luta, resistir ao diabo, e não deixá-lo ter um pé em sua vida ou ganhar uma vantagem sobre você. Deus merece todos os elogios e seu serviço. do poder de Satanás sobre a morte tenha sido derrotado na cruz (Hb. 2:14), mas ele continua a tentar-nos a pecar. Devemos ser "fortes no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6:10).

Focalizando os fatos

1. O que Jó 38:4-7 nos diz sobre quando os anjos foram criados (pp. 1-2)?

2. Quem criou os diferentes poderes angélicos (Col. 1:16; ver p. 2)?

3. Por que eram anjos criados (ver p. 2)?

4. O que é uma das questões mais difíceis da teologia (p. 2)?

5. Quantos anjos se rebelaram com Satanás (Ap 12:4; ver p. 3)?

6. Qual é a evidência filosófica para a existência de um ativo, o adversário de pessoal contra Deus (ver p. 3)?

7. O que Jesus fez pensar sobre o diabo (vide p. 4)?

8. De acordo com 1 João 3:8, porque era o Filho de Deus se manifestou (cf. p. 4)?

9. Lista de algumas das atividades de Satanás, como registrado nas Escrituras (ver p. 5).

10. Quais as habilidades de Satanás são evidências importantes de sua personalidade (ver p. 6)?

11. Citar e explicar alguns dos nomes de Satanás (ver p. 7).

12. Por que Satanás não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo (veja p. 7)?

13. Que tipo de anjo Lúcifer? Qual era seu dever (p. 8)?

14. Quem foi a fonte por trás do mal do rei de Tiro (ver p. 8)?

15. Que frases em Ezequiel 28:12-16 mostram que um governante sobrenatural está em vista e não um rei histórica (pp. 90-10)?

16. Cite os detalhes da queda de Satanás (Ez 28:15-18; pp. 90-10).

17. De acordo com Isaías 14:13-14, que Satanás deseja (veja p. 10)?

18. Qual é o lugar da última punição de Satanás (Apocalipse 20:10, veja p. 11)?

19. O que Deus está mostrando a criação, permitindo que a rebelião de Satanás para continuar (veja p. 11)?

20. Onde estava o poder de Satanás sobre a morte venceu (Hb. 2:14; ver p. 12)?

Ponderando sobre os Princípios

1. Como Lúcifer, glorioso como era uma vez, foi suscetível a liderar uma rebelião contra Deus, quanto mais somos seres humanos frágeis capaz disso! O que você pode aprender com o exemplo de Satanás para impedir-se de se rebelar contra Deus? ânsia de poder de colocá-lo em um curso de auto. destruição de Satanás Leia os versos seguintes para descobrir como você pode debilitar o que tenta fica fora de controle: Provérbios 02:10 - 11; 4:14-18, Lucas 22:46; Romanos 6:12-13; 13:14, 1 Coríntios 6:18; Gálatas 5:16, 1 João 2:15-17.

2. Tiago 4:6 diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". Muitas vezes somos culpados por orgulho. Leia Lucas 18:9-17, João 5:40 e Romanos 1:21-22, 28-32. O que faz o orgulho tão desastrosa para o incrédulo? Leia 1 Coríntios 1:10-12; 3:3-5. Qual o orgulho que para os crentes? O que Filipenses 2:1-4 nos dizem deve caracterizar as nossas atitudes e ações? Por causa do orgulho, você não conseguiu perdoar alguém por seu erro ou ela, ou admitir que cometeu um erro e está na necessidade de perdão de alguém? Se um problema continua por resolver, siga a instrução de Cristo em Mateus 5:23-24 e Paulo em Efésios 4:31-32.

Adicionado a Coleção John MacArthur "Study Guide" por:

Tony Capoccia
Bíblia Bulletin Board
Box 314
Columbus, New Jersey, EUA, 08022
Sites: www.biblebb.com e www.gospelgems.com

Um comentário:

Páginas